Foto por Gustavo Maciel:
"Nessa noite vi o céu mais estrelado da minha vida! Nossa! Nunca imaginei ver um céu desses daqui de casa, nem mesmo que fosse possível visualizar tantas aqui da Terra. Foi incrível! Pena que não tirei nenhuma foto. Isso foi causado por um apagão... Faltou luz aqui de repente, bem na hora que desliguei o estabilizador do PC. Fui no quintal, e ao olhar pra cima, quase tomei um susto! O céu completamente plissado, tomado pelas estrelas, tava até esbranquiçado de tanta estrela, foi a coisa mais linda! E aí percebi que a falta de luz só pode ter sido numa extensão muito grande pra conseguirmos ver tantas estrelas. Pois foi em 8 estados do Nordeste! Apagão geral! Mas esse foi o lado bom."
― Escrito na madrugada entre 03 e 04/02/2011.
A odiosamente necessária poluição luminosa nossa de cada dia é pra mim um dos grandes pontos negativos de morar na "cidade grande". Somos obrigados a viver debaixo de um eterno manto de luz artificial que todas as noites nos rouba a visão de um extraordinariamente denso céu estrelado. Ver o tanto quanto somos capazes de enxergar, só é possível se deslocando para regiões muito remotas... Coisa que eu, por exemplo, ainda não consegui fazer na minha vida. Porém...
Há 10 anos atrás, mais precisamente no dia 03 de fevereiro do ano de 2011, tive uma inesperada "oportunidade" de ver o céu como nunca se quer tinha imaginado na vida. E da minha própria casa!
Mexendo em algumas velhas agendas, encontrei o relato que fiz no dia em que essa rara possibilidade aconteceu. Um blackout atingiu uma extensa porção territorial apagando aquela névoa de luzes artificiais, por volta das 23h30 e se estendendo pela madrugada.
Foto por Gustavo Maciel: https://www.flickr.com/photos/gustavo_maciel/5415846706/in/photostream/
O céu ficou realmente incrível, e foi algo quase tão emocionante quanto assustador. Definitivamente quero ter essa experiência de novo, só que dessa vez realizando o sonho de fazer turismo astronômico pela América do Sul. Um dia. Ah, um dia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário